história
Um cartão de visita tão português,
onde vale sempre a pena voltar
para celebrar o património cultural e gastronómico.
inspirado pela história, criado pelas nossas origens
Conhecemos bem de perto o percurso dos pastores, movidos por uma paixão de gerações. Crescemos no meio deles, das ovelhas, do leite, do cardo, da imensidão da Serra. Continuamos a sentir o cheiro dos arbustos silvestres, a sensação macia da lã das ovelhas, a frescura do leite, o som dos chocalhos que se mistura com o barregar do rebanho, a água fria dos riachos a correr-nos nos pés, os pastéis de bacalhau que levávamos para a merenda e o queijo que saboreávamos sentados no chão de terra com o horizonte montanhoso a perder de vista. Um privilégio.
Assistimos à dificuldade dos pastores, resistentes à incerteza do futuro de uma profissão cada vez mais em desuso e pela dificuldade em escoar o leite das suas ovelhas. Para eles não há férias, feriados ou fins de semana; as ovelhas têm de pastar todos os dias.
O Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra não nasceu do acaso. Nasceu do nosso regresso às origens, da vontade de partilhar as nossas memórias e de enaltecer o trabalho daqueles que persistem, os pastores, cientes do tesouro que têm em mãos: um leite extraordinário que dá origem ao Queijo Serra da Estrela DOP. O leite é o fruto do trabalho dos pastores, o bem maior que obtêm em troco das muitas horas diárias dedicadas a este trabalho e paixão e que, como tal, deve ser justamente remunerado. Tão bem, que volte a tornar atrativa a profissão.
Desde a criação do projeto da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau a valorização do leite subiu 100%, garantindo finalmente a merecida dignidade dos pastores e a continuidade da profissão. Hoje, com 10 lojas em Portugal, a iguaria que criámos e que junta dois ícones da gastronomia portuguesa, transporta quem nos visita para o nosso imaginário na Serra da Estrela, de mãos dadas connosco. E com os pastores.