queijo quinta da lagoa
“Um leite limpo de um rebanho são, dará sempre um
grande queijo”. Assim o afirmam, desde tempos idos, os
sábios pastores da Serra da Estrela e assim é, desde sempre, na Quinta da Lagoa.
rebanho e produção própria
Na Quinta da Lagoa, propriedade da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, em pleno coração da Serra da Estrela, seiscentas ovelhas bordaleiras vivem felizes num ambiente tranquilo, de pasto verde e tenro, num espaço imenso e onde a Lagoa que dá nome à Quinta cumpre um papel primordial. Um capricho da natureza que oferece as condições ideais para que aqui se produza o Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) pelas mãos sábias das queijeiras que transformam o leite num queijo 100% natural, com um bouquet muito suave, limpo e ligeiramente acidulado.
O domínio da cadeia de valor – exploração de rebanho próprio, produção de leite, produção de Queijo e os espaços da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau que oferecem a experiência de juntar dois sabores tradicionais numa especialidade única – promove sinergias e permite controlar o processo, garantindo que não se fazem quaisquer concessões ao custo da produção, porque a relevância está toda no respeito pela origem e no respeito pelo consumidor. Assim se afirma a autenticidade e a pureza da qualidade.
origem e autenticidade
sabedoria ancestral
queijo serra da estrela dop
certificação dop
À calmaria das encostas serranas da Estrela e à vastidão dos pastos, segue-se a ordenha diária e rotineira das ovelhas bordaleiras pelos pastores da região. Levado para as queijarias, o leite é ali coado num processo paciente e manual, cuja finalidade é segregar o soro do coalho. Bem compactado pela destreza das mãos das mulheres que o fazem desde há muito, o coalho passa por um período de maturação de cerca de 30 a 40 dias, durante o qual os queijos são lavados e virados diariamente até estarem prontos a consumir. A marca de certificação DOP – que a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau exibe com orgulho em forma de diploma de sócio honorário da Estrelacoop, materialização de uma parceria que começou em 2014 – comprova a autenticidade do queijo, de textura amanteigada, deformável ao corte e com um sabor tão singular, fruto de um trabalho apaixonado e apaixonante.